Maiores informações (45) 3025-2121

Conferência: Crise do capital e exploração do trabalho em momento pandêmico: repercussões no Brasil e na América Latina

Elaine Behring (UERJ): Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela UFRJ, Professora do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPQ e Coordenadora do Centro de Estudos Octavio Ianni CEOI/UERJ e do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social - GOPSS/UERJ. 

Raquel Raichelis (PUC-SP): Assistente Social e doutora em Serviço Social. Professora e atual coordenadora do PPG em SS da PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Profissão. Pesquisadora do Cnpq.

Cristiane Sabino (UFSC): Assistente social. Doutora em Serviço Social. Docente no Departamento de Serviço Social da UFSC. Educadora Popular e integrante do Coletivo Veias Abertas – IELA/UFSC. 


Atividade 1: A dimensão ética na produção de documentos, manifestação de opinião técnica e estudos sociais

Maurílio Castro de Matos (UERJ): Assistente Social. Doutor em Serviço Social (PUC-SP). Pós-doutor em Política Social (UnB). Professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ. Integra a coordenação do GTP ética, direitos humanos e Serviço Social da abepss. Bolsista de produtividade do CNPq. Integrante do Projeto de pesquisa e extensão "Pela Saúde"/UERJ.

Eunice Fávero (Puc-SP): Assistente social, com trabalho e pesquisa na área sociojurídica; Doutora em Serviço Social pela PUCSP e Docente/Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes, do PPGSS/PUCSP.

Márcia Nogueira (MPRJ):  Assistente Social do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Mestre e Doutora em Serviço SocialConselheira do CRESS/RJ Gestão "Quem Cede a Vez Não Quer Vitória" (2020/2023).


Atividade 2: Comunicações como direito em tempos de negacionismo: o que o Serviço Social tem a ver com isso?

Helena Martins (UFC): Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. É professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas - Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação. Pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura da Clacso e do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (OBSCOM/CEPOS). Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2009) pela mesma universidade. Associada à ULEPICC Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). 

Kênia Augusta Figueiredo (CFESS): Assistente social, docente no Departamento de Serviço Social da UnB atuando na graduação e pós-graduação em Política Social. Doutora pela Faculdade de Comunicação/UnB. Mestre em Serviço Social e políticas sociais pela Uerj. Coordena o grupo de estudos, pesquisa e extensão sobre Comunicação pública, Assistência Social e Serviço Social (Compass). 


Atividade 3: Serviço Social na educação: competências profissionais e lutas políticas

Juliana Iglesias Melim (UFES): Assistente Social, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pesquisadora do Grupo de Estudos Interfaces/UFES, representante da direção nacional da ABEPSS.

Adriana Ferriz (UFBA): Doutora em Sociologia pela UFPB (2012). Mestre em Sociologia Rural pela UFCG (2004) e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2001). Professora Associada no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE). 


Atividade 4: Serviço Social na luta pela terra, no direito à cidade e na questão ambiental no Brasil

Tânia Diniz (UNIFESP): docente do curso de graduação em Serviço Social e da Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, ambos da Universidade Federal de São Paulo. É Vice-Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Metropolitanas em Política Social e Serviço Social (MEPSS). Compõe a coordenação do Núcleo Baixada Santista do Observatório das Metrópoles. Desenvolve pesquisas na área urbana e habitacional. É Vice-Presidente da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais Região América Latina e Caribe gestão 2020-2024. Compõe a coordenação ampliada do GTP Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social, da ABEPSS.

Joana Valente (PA): Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Docente da Faculdade e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB-UFPA). Coordenadora Adjunta da Área de Serviço Social na Capes (2018-2022).


Atividade 5: Povos indígenas, quilombolas e Serviço Social no Brasil: desafios e perspectivas para o trabalho profissional no contexto das relações étnico-raciais

Elizângela Cardoso de Araújo Silva (FACEPE):  Doutora em Serviço Social pela UFPE. Coordenadora de estudos e Projetos do Coletivo Indígena Aroeira. Coordenadora de pesquisa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE.

Wagner Roberto do Amaral (UEL): Professor Associado do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da UEL e da CUIA do Paraná. Membro do Grupo de Trabalho Independente Povos Indígenas e Serviço Social. 

Daniella de Souza Nespoli (UFTM): é doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(Franca) e atua como Assistente Social na Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM. Sua trajetória intelectual se aprofunda nas temáticas relacionadas a questões étnico-raciais e às comunidades tradicionais quilombolas no Brasil. Articulado a sua pesquisa, produz pinturas e realiza exposições em galerias, escolas, universidades, bibliotecas e pinacotecas, desenvolvendo trabalhos de arte e educação junto com estudantes , crianças, adolescentes e jovens, a partir de recursos teóricos e metodológicos de pesquisa sobre a cultura africana e afro-brasileira, dando ênfase à memória e à identidade das comunidades quilombolas.


Atividade 6: Política de saúde e adoecimento mental: o direito à liberdade e o trabalho de Assistentes Sociais

Maria Inês Souza Bravo (UERJ): Assistente social. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Professora aposentada da UFRJ e UERJ, Pesquisadora 1 A CNPq, Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação da UERJ; Membro do colegiado do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

Wanessa Pontes (PE): Assistente Social, Trabalhadora da Saúde Mental no CAPS AD José Lucena da Prefeitura do Recife. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. Militante do Fórum de Trabalhadores de Saúde Mental de Pernambuco. Militante da Frente Pernambucana e Nacional Contra a Privatização da Saúde. Conselheira do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife. 


Atividade 7: A Seguridade Social que defendemos e os desafios para o financiamento, controle social e o trabalho profissional

Evilasio da Silva Salvador (UNB): Economista,  mestre  e doutro em Política Social pela Universidade de Brasília - UnB. Fez pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na UnB a graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Política Social (Mestrado/Doutorado). Bolsista produtividade do CNPq e Líder do FOHPS (núcleo de estudos e pesquisas sobre Fundo Público, Orçamento, Hegemonia e Política Social). 

Maria Valéria Correia (UFAL):  Assistente Social, professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL. Possui doutorado pela UFPE e pós-doutorado pela UERJ.Foi Reitora da UFAL de janeiro de 2016 a janeiro de 2020. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais. É militante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Publicou livros, coletâneas e artigos na área da Política de Saúde, Controle Social e Serviço Social.

Kelly Melatti (Cfess): Assistente Social, doutoranda em Serviço Social pela PUC/SP. É trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no município de São Paulo. Já compôs duas gestões do Conselho Regional de Serviço Social - 9ª Região/SP e, atualmente, está conselheira federal do Conselho Federal de Serviço Social - Gestão (2020-2023) Melhor Ir a Luta com Raça e Classe em Defesa do Serviço Social.


Atividade 8: Serviço Social na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e contra o capacitismo

Erlênia Sobral do Vale (UECE): Assistente social, professora adjunta do curso de serviço social da universidade estadual do Ceará, mestre em educação, doutora em serviço social, pós doutora em serviço social.

Daiane Mantoanelli: Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social –PPGSS –Universidade Federal de Santa Catarina /UFSC; Integrante do GT Anticapacitista do Conselho Federal de Serviço Social –CFESS e Assistente Social na Prefeitura Municipal de Blumenau.


Atividade 9: Violências e opressões de gênero contra mulheres e populações LGBTQIA+: atuação de assistentes sociais

Guilherme Gomes Ferreira (UFRGS): Bacharel, Mestre e Doutor em Serviço Social pela PUCRS. Doutor em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa. Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Serviço Social da UFRGS. Coordenador do JUDIS - Grupo de Pesquisa em Justiça, Direitos Humanos e Segurança. Ativista voluntário na ONG Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade. 

Fernanda Marques (UERN): Doutora em Serviço Social pela UFPE. Docente da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações patriarcais de gênero e Feminismo-GEF/UERN. Bolsista Produtividade/CNPq. Coordenadora de Pós-graduação da Abepss/NE- Gestão - "Aqui se respira Luta".


Atividade 10: Formação e trabalho profissional: os desafios do ensino remoto emergencial e os impactos na supervisão direta de estágio frente aos impactos do ERE

Marina Monteiro de Castro (UFJF): Assistente social. Doutora em Serviço Social/UFRJ. Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS.

Larissa Gentil (Cress MT):  Assistente Social no instituto de terras de Mato Grosso, mestre em politica social, presidenta do CRESS 20ºRG/MT GESTÃO 2020-2023.


Painéis Temáticos: “As vozes da resistência”

I - A luta em defesa do INSS e do trabalho de assistentes sociais

Lucia Lopes:  Assistente Social. Dra. em Política Social. Professora da Universidade de Brasília, atuando na graduação em serviço social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de Estudos Marxistas e Pesquisa em política social e Trabalho - GEMPP

Marcela Fernandes: Assistente Social graduada pela UNISINOS
Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UFRGS.
Membro da Comissão Nacional de Assistentes Sociais da FENASPS pelo RS.


II - O SUAS que defendemos e o desmonte de direitos

Abigail Torres: Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUCSP, pesquisadora do NEPSAS da PUCSP e membra da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Docente de Graduação e Pós-graduação. Diretora Técnica da Empresa de Consultoria em Gestão do Trabalho e Educação Permanente Vira e Mexe, Desenvolvimento de Equipes. 

Eliane Amorim Azevedo:  Assistente Social, trabalhadora do SUAS no município de Lauro de Freitas, Bahia. Mestrado em Políticas Sociais e Territórios pela UFRB; Vice Presidenta do CMAS de Lauro de Freitas; integra a Coordenação Executiva do FNTSUAS, representando o FETSUAS/BA. 


III - Residência em Saúde – questões em debate.

Letícia Batista Silva: Doutora em Serviço Social pela UERJ. Pesquisadora em Saúde Pública Associada da Fundação Oswaldo Cruz. Também é Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. E representante do CFESS na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, Câmara Técnica 1.

Ricardo Ceccim: Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS), Doutor em Psicologia clínica pela PUC/SP, com pós - doutorado em antropologia médica (Tarragona/Espanha) e estágio sênior em políticas sociais e de saúde (Parma/Itália), professor titular de educação em saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientador do mestrado e doutorado em educação.


Palestra: Desafios ético-políticos frente à precarização da vida, do trabalho e da formação profissional: a necessária agenda de lutas.

Silvana Mara de Morais dos Santos (UFRN): Doutora e pós-doutora em Serviço Social. Profª dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos. Membro da direção do GTP Ética, Direitos Humanos e Serviço Social (ABEPSS). Co-autora do Livro Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social da Biblioteca Básica do Serviço Social, Cortez Editora. Ex-conselheira do CFESS

Elizabete Mota (UFPE):  Professora titular aposentada da UFPE/ Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE; Doutora em Serviço Social e Pesquisadora 1ª do CNPQ.

Siga nosso instagram:

 

Realização:

Apoio:

                          

Organização: